Para alcançar um excelente resultado na pintura, é preciso utilizar tintas de qualidade. Sobretudo, as ferramentas e os equipamentos usados durante a pintura também fazem a diferença: rolo, pincel, trincha, pistola… inclusive, há tipos de cada um, e hoje vamos falar da pistola. Qual escolher: pistola convencional ou airless? Em menos de dois minutos, descubra as diferenças entre essas ferramentas.
Pistola Convencional
Vamos começar com ela: a pistola convencional. Essa ferramenta permite que a tinta depositada saia em direção ao bico devido à ação da pressão do ar.
Ou seja, a pistola convencional usa o ar comprimido para atomizar a tinta e lançá-la junto ao ar.
Destacamos a praticidade e a facilidade de uso desse equipamento. Porém, para utilizar a tinta na pistola convencional, é preciso dilui-la antes. E na maioria das vezes, o solvente acaba evaporando e o pintor também perde tinta durante a aplicação.
Esse equipamento é ideal para pinturas industriais e automotivas. Pode ser utilizado por sucção, com tanque de pressão ou caneca de gravidade. Além disso, é uma opção de baixo custo.
Pistola Airless
Já a pistola sem ar, conhecida também como airless, impulsiona a tinta por um meio de alta pressão, através de micro orifícios.
Acima de tudo, a utilização deste equipamento faz com que a pintura tenha baixa quantidade de falhas, menos sujeira, névoa e respingos.
Portanto, a pistola airless aumenta a produtividade e evita o desperdício. Possibilita, durante a pintura, espessura maior na camada de tinta e melhor fixação em substratos com rachadura ou porosos, reduzindo as demãos ou, dependendo da superfície, nem precisar.
Ainda, o pintor consegue ter maior controle da pintura durante o processo de pintura, o que garante um excelente aspecto final à superfície. Por fim, destacamos que essa ferramenta é ideal para pinturas de grandes áreas e superfícies. Apesar de, geralmente, ter um valor maior que a pistola convencional, apresenta ótimo custo-benefício.
Qual é a melhor?
Certamente, as duas pistolas são ótimas ferramentas para o processo de pintura, pois são versáteis e práticas. Saber das diferenças entre as duas é fundamental, mas a escolha também depende da finalidade: a pistola vai ser usada com frequência? É para uso pessoal ou profissional? Qual produto será colocado na pistola? É um produto que precisa ser diluído? Quanto é o meu orçamento? O foco é pintura automotiva ou pintura industrial? E a superfície a ser pintada, é feita de qual material? É lisa ou áspera? Entre outras questões.
Enfim, agora que você sabe a diferença entre as duas, é só pensar nas perguntas acima e selecionar a pistola que melhor atende a sua necessidade. Depois de decidir qual pistola usar, o próximo passo é a tinta: escolha o seu produto ALV Tintas e a cor com o apoio dos nossos especialistas. Fale conosco ao clicar aqui.
Nós da ALV Tintas somos referência na produção de tintas, vernizes, solventes e complementos para pintura. Com nossa equipe e consultoria técnica humanizada, identificamos o melhor sistema de pintura para a sua real necessidade. Fazemos parte do Grupo ALV e fornecemos produtos de alta qualidade há mais de 20 anos, utilizados do Norte ao Sul do país por empresas dos mais variados segmentos.
Conheça as nossas linhas e saiba mais:
– Tintas Industriais
– Proteção Anticorrosiva
– Normas Petrobras
– Plásticos
– Piso
– Marítimo
– Base Água
– Solventes
Gostou do conteúdo e conhece algum profissional da pintura? Pode ser que ele esteja procurando essas dicas para decidir a aquisição de uma pistola convencional ou airless. Ajude-o nessa missão: compartilhe!